A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) anunciou um esquema especial de segurança para garantir o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) dos réus do núcleo 1 da trama golpista — que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro — e o desfile cívico-militar do Dia da Independência.
Na Praça dos Três Poderes, a operação será integrada entre a Polícia Judicial do STF e a SSP-DF.
Entre os recursos utilizados estão drones com câmeras térmicas para monitoramento diurno e noturno, além de vigilância constante em todo o perímetro. O policiamento ostensivo será reforçado, com possibilidade de abordagens e revistas em mochilas em situações suspeitas, conforme determinação do STF que proíbe acampamentos e obstruções no local.
Até o momento, segundo o Governo do Distrito Federal, não há registro de manifestações relacionadas ao julgamento.
A partir de segunda-feira (1º), será instalada na sede da SSP-DF a Célula Presencial Integrada de Inteligência, reunindo órgãos de segurança locais e nacionais para agilizar o compartilhamento de informações, monitoramento de redes sociais e detecção de movimentações suspeitas. O julgamento no STF terá início no dia seguinte.
Desfile de 7 de Setembro
O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para a data, a Esplanada dos Ministérios terá bloqueios:
- Dia 6, às 17h, fechamento na altura da Catedral;
- Às 23h, interdição a partir da alça leste, logo após a Rodoviária do Plano Piloto.
O público poderá acessar o desfile a partir das 6h do dia 7, mediante pontos de revista.
Itens proibidos: armas, objetos cortantes, substâncias inflamáveis, recipientes de vidro, fogos de artifício, mochilas grandes, barracas e drones sem autorização.
O Comando Móvel da Polícia Militar também estará presente durante todo o evento.
📌 Fonte: Agência Brasil
Este site se compromete com a veracidade da informação e a legalidade do conteúdo publicado. Todas as matérias são redigidas com base em fontes públicas verificadas, com linguagem original, respeitando os direitos autorais e os princípios do jornalismo independente.