Ação da Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19) a Operação Lei do Retorno, que investiga um esquema de desvio de mais de R$ 50 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Mandados cumpridos
Foram cumpridos 45 mandados de busca e apreensão em municípios do Maranhão — como Caxias, São Luís, São José do Ribamar, Buriti Bravo, Presidente Dutra e Joselândia — além de Teresina, no Piauí.
Participação de órgãos federais
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a Controladoria-Geral da União (CGU) atua em conjunto com a PF, o Ministério Público e a Justiça para garantir a correta aplicação dos recursos federais destinados à educação.
Esquema de fraudes
As investigações apontam manipulação de licitações entre 2021 e 2025, em que parte dos valores contratados retornava a servidores públicos envolvidos no esquema.
Possíveis crimes
De acordo com a PF, os investigados poderão responder por organização criminosa, corrupção, peculato, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro.
🔚 Fontes:
Agência Brasil, CNN Brasil, Estadão, UOL, O Globo
Este site se compromete com a veracidade da informação e a legalidade do conteúdo publicado. Todas as matérias são redigidas com base em fontes públicas verificadas, com linguagem original, respeitando os direitos autorais e os princípios do jornalismo independente.