Lula critica países ricos em discurso na Colômbia

Mundo Política

Críticas aos países ricos
Durante a Cúpula dos Países Amazônicos, em Bogotá (Colômbia), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as nações desenvolvidas utilizam o meio ambiente e o combate ao crime como justificativas para restringir países em desenvolvimento. “Há muito tempo que os países ricos nos acusam de não cuidar da floresta. Aqueles que poluíram o planeta tentam impor modelos que não nos servem. Utilizam a luta contra o desmatamento como justificativa para o protecionismo. Usam o combate ao crime organizado como pretexto para violar nossa soberania”, disse.

Resposta a Trump
O presidente também comentou a decisão de Donald Trump, que enviou navios de guerra ao Caribe sob o argumento de combater cartéis de drogas. Lula considerou a medida uma ameaça à soberania de países latino-americanos e reforçou que cabe às nações amazônicas a responsabilidade de enfrentar crimes em seus territórios.

Iniciativa regional
Lula anunciou que convidará os presidentes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) para inaugurar, em 9 de setembro, um centro internacional de cooperação policial da Amazônia em Manaus (AM). “É uma coisa muito importante para combater o garimpo ilegal, combater o narcotráfico, combater o contrabando de armas”, afirmou.

Crítica ao unilateralismo
Ao defender governança global sobre questões ambientais, Lula voltou a criticar Trump. “Para ter governança mundial, você não pode acabar com o multilateralismo. Você não pode fazer o que o presidente americano está fazendo: tomando decisões sozinho sem levar em conta que existe a Organização Mundial do Comércio, sem levar em conta a Organização das Nações Unidas, sem levar em conta nada. É nesse clima que a gente vai chegar na COP 30”, declarou.

COP 30 em Belém
O presidente disse ainda que enviou uma carta a Trump para convidá-lo à COP 30, que ocorrerá em novembro em Belém (PA), e destacou a importância de mostrar a realidade amazônica aos líderes mundiais. “A gente quer que as pessoas vejam a real situação das florestas, dos nossos rios, dos nossos povos que moram lá. Não quero fazer da COP um desfile de discurso, um desfile de panfletos, um desfile de ideias e conclusão zero. Quero conclusão para ver se a gente sai da mesmice”, disse.

Fundo Florestas Tropicais
No evento, Lula também destacou que o Brasil lançará o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). “Estamos propondo um fundo para manter as florestas em pé, quero ver qual país que quer contribuir. Tem que manter a floresta em pé e os indígenas vivos”, afirmou.

Fontes confirmadas:
G1, CNN Brasil, UOL/Reuters, Correio Braziliense

Este site se compromete com a veracidade da informação e a legalidade do conteúdo publicado. Todas as matérias são redigidas com base em fontes públicas verificadas, com linguagem original, respeitando os direitos autorais e os princípios do jornalismo independente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *