Hugo Motta cobra respeito à Mesa e impõe limites aos protestos

Política

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou nesta quarta-feira (6) que o respeito à Mesa Diretora é inegociável e que manifestações dentro da Casa precisam obedecer à Constituição e ao Regimento Interno. A fala foi feita durante sessão no Plenário, após protestos da oposição, que ocuparam fisicamente a Mesa desde a terça-feira (5).

Segundo Motta, embora a oposição tenha o direito de se manifestar, ultrapassar os limites institucionais pode comprometer a imagem do Parlamento e o funcionamento da democracia. “Até quando ultrapassamos o nosso limite, há limite. O que aconteceu não foi bom e não condiz com a nossa história”, afirmou.

Os protestos ocorreram após a decisão do ministro Alexandre de Moraes (STF) que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. A oposição reivindica a votação de pautas como a anistia dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e o fim do foro privilegiado para parlamentares.

Durante seu discurso, Hugo Motta enfatizou que o compromisso da Presidência é com o fortalecimento institucional da Câmara, sem atender a interesses pessoais ou eleitorais. “Estamos aqui para procurar construir a pauta da convergência, uma pauta pró-país”, disse.

Ele reforçou ainda que continuará apostando no diálogo com todas as bancadas, independentemente de posicionamento político. “Não vamos permitir que atos isolados sejam maiores do que a vontade do Plenário”, concluiu.

A sessão não teve votações, mas marcou o retorno oficial dos trabalhos legislativos após o recesso parlamentar.

🔚 **Fontes:
📌 Câmara dos Deputados
📌 Metrópoles:
📌 G1 – Globo.com:

Este site se compromete com a veracidade da informação e a legalidade do conteúdo publicado. Todas as matérias são redigidas com base em fontes públicas verificadas, com linguagem original, respeitando os direitos autorais e os princípios do jornalismo independente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *