Datafolha: 51% aprovam prisão domiciliar de Bolsonaro; 53% defendem ação de Moraes

Justiça Política

Uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (14) revelou que 51% dos brasileiros aprovam a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O levantamento ouviu 2.040 pessoas, presencialmente, em 126 municípios, nos dias 11 e 12 de agosto de 2025.

Segundo os dados, 53% dos entrevistados consideram que Moraes agiu dentro da lei ao determinar a medida cautelar contra Bolsonaro. Para 42%, a decisão foi um abuso de autoridade, enquanto 5% não souberam responder.

A prisão domiciliar foi decretada no início de agosto, no âmbito das investigações que apuram suposta tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro está proibido de manter contato com outros investigados e de se ausentar do país, além de ter passaporte retido.

O Datafolha também levantou a percepção da população sobre o STF: 47% disseram confiar no Supremo, 48% afirmaram não confiar e 5% não opinaram. O índice de aprovação do trabalho de Alexandre de Moraes é de 52%, contra 42% de reprovação.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

🔚 Fontes:
[Datafolha], [Poder360], [CNN Brasil] [G1]

Este site se compromete com a veracidade da informação e a legalidade do conteúdo publicado. Todas as matérias são redigidas com base em fontes públicas verificadas, com linguagem original, respeitando os direitos autorais e os princípios do jornalismo independente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *