Comissão do Senado aprova visita à residência de Bolsonaro

Justiça

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou nesta quarta-feira (13) o requerimento apresentado pela presidente do colegiado, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), para realizar uma diligência externa à residência do ex-presidente Jair Bolsonaro. O objetivo é verificar as condições em que ele cumpre prisão domiciliar. A data da visita e os senadores que participarão ainda serão definidos.

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decisão tomada no início de agosto após o descumprimento de medidas cautelares impostas pela Corte. O ex-presidente reside no Condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico.

No requerimento, Damares argumenta que a visita é um ato legítimo de fiscalização, com foco na preservação dos direitos assegurados a todos os cidadãos, independentemente de sua condição política ou jurídica. Segundo a senadora, a diligência busca avaliar o respeito aos direitos das pessoas em restrição de liberdade, incluindo integridade física e psicológica, e a proporcionalidade das medidas impostas, em conformidade com princípios constitucionais como o devido processo legal e a dignidade da pessoa humana.

O requerimento aprovado é identificado como REQ 82/2025 – CDH. A diligência será a primeira do colegiado ao local desde a decretação da prisão domiciliar.

🔚 Fonte:
Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *