Carlos Bolsonaro acusa Moraes de repetir métodos de Maduro e Ortega

Opinião

Declarações nas redes sociais
O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) publicou nesta terça-feira (19) uma série de críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em postagem nas redes sociais, ele afirmou que Bolsonaro está “preso sem julgamento” e acusou o Judiciário de rasgar leis e restringir direitos fundamentais.

Comparação com ditadores latino-americanos
No texto, Carlos comparou a atuação de Moraes aos métodos usados por Nicolás Maduro, na Venezuela, e Daniel Ortega, na Nicarágua. Segundo ele, haveria no Brasil uma “repetição dos mesmos métodos”, como calar opositores, fabricar narrativas oficiais, blindar aliados e perseguir adversários.

Críticas ao discurso democrático
O vereador declarou ainda que o país vive um “processo sofisticado de autoritarismo, mascarado pelo discurso democrático”. Ele acusou a imprensa e o mercado de colaborarem para manter uma aparência de normalidade, enquanto, segundo ele, direitos fundamentais são desrespeitados.

Contexto jurídico-político
As declarações ocorrem em meio às tensões sobre a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, determinada por Moraes no início de agosto, dentro do processo que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O ministro tem reiterado que não recuará nas investigações.

🔚 Fontes:
Poder360, Pleno.News, Revista Oeste, Print oficial da publicação de Carlos Bolsonaro

Este site se compromete com a veracidade da informação e a legalidade do conteúdo publicado. Todas as matérias são redigidas com base em fontes públicas verificadas, com linguagem original, respeitando os direitos autorais e os princípios do jornalismo independente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *