O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, participou nos dias 3 e 4 de setembro do encontro dos presidentes dos Tribunais Constitucionais dos países que integram o G20, conhecido como J20. O evento foi realizado em Joanesburgo, na África do Sul.
Recebido pela presidente da Corte Suprema sul-africana, Mandisa Mayaticos, Barroso foi um dos principais oradores da sessão dedicada ao tema inteligência artificial e direitos fundamentais. O ministro também integrou os debates sobre a independência do Judiciário como base essencial do Estado Democrático de Direito.
Temas discutidos
O encontro, promovido pela presidência sul-africana do G20, reuniu representantes do Judiciário para discutir questões atuais do direito constitucional, como o papel da Justiça diante das mudanças climáticas e a cooperação internacional no enfrentamento de crimes cibernéticos.
Homenagem a Mandela
Durante a viagem, Barroso visitou o Tribunal Constitucional da África do Sul, localizado em uma antiga prisão onde esteve detido Nelson Mandela, líder da luta contra o apartheid e presidente do país entre 1994 e 1999. No local, também conheceu a Chama da Democracia.
🔖 Fonte: Supremo Tribunal Federal (STF)
Este site se compromete com a veracidade da informação e a legalidade do conteúdo publicado. Todas as matérias são redigidas com base em fontes públicas verificadas, com linguagem original, respeitando os direitos autorais e os princípios do jornalismo independente.