Zema lança pré-candidatura e promete combater “lulismo” e abusos do STF

Geral Política

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), oficializou sua pré-candidatura à presidência da República para as eleições de 2026 neste sábado (16), durante o 9º Encontro Nacional do partido em São Paulo.

Em discurso inflamado, Zema declarou que “lulismo”, “parasitas do Estado” e “facções criminosas” são os “três maiores inimigos do Brasil”, prometendo “varrer o PT do mapa” e “acabar com os abusos e perseguições de Alexandre de Moraes (STF)”.

O governador também defendeu a saída do Brasil do Brics, afirmando que o grupo é uma “colcha de retalhos” e que o país deve se aproximar de nações democráticas ocidentais – por “raiz cultural, geográfica e democrática”.

Ao se apresentar como uma alternativa liberal, Zema exaltou sua gestão em Minas, citando redução de privilégios, atração de investimentos privados e defesa da livre iniciativa. “Se foi possível fazer em Minas, é possível fazer no Brasil”, disse.

O evento foi marcado por fortes manifestações de rua: houve gritos de “fora PT” e “fora, Xandão”, além de críticas públicas ao STF. Zema disse que pretende intensificar sua pré-campanha nos próximos meses e sinalizou abertura a ajustes nas alianças partidárias conforme necessário.

No contexto eleitoral, sua candidatura surge em um cenário com a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e com outros nomes de direita em ascensão, como Tarcísio de Freitas, Ratinho Júnior, Caiado e Eduardo Leite.

🔚 Fontes:

  • UOL
  • InfoMoney
  • Jovem Pan
  • Exame
  • Brasil de Fato
  • Poder360

Este site se compromete com a veracidade da informação e a legalidade do conteúdo publicado. Todas as matérias são redigidas com base em fontes públicas verificadas, com linguagem original, respeitando os direitos autorais e os princípios do jornalismo independente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *