Marcos do Val usa tornozeleira eletrônica após desembarcar no Brasil

Geral Justiça Política

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi submetido ao uso de tornozeleira eletrônica imediatamente após desembarcar em Brasília nesta segunda-feira (04), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Do Val retornou de uma viagem aos Estados Unidos, feita mesmo após a negativa de autorização do STF e com medidas restritivas em vigor. Assim que desembarcou, ele foi abordado por agentes da Polícia Federal e conduzido ao Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico (CIME), onde o dispositivo foi instalado.

A medida faz parte de um conjunto de determinações judiciais que incluem recolhimento domiciliar noturno nos dias úteis (das 19h às 6h), recolhimento integral aos fins de semana, proibição de uso de redes sociais — inclusive por terceiros —, cancelamento do passaporte diplomático, e bloqueio de contas bancárias e verbas de gabinete.

A defesa do senador chegou a ingressar com um habeas corpus preventivo no STF para evitar a imposição de medidas mais duras, mas o pedido foi negado pelo ministro Cristiano Zanin.

As ações são consequência das investigações sobre a suposta tentativa de obstrução da Justiça e envolvimento em articulações antidemocráticas. O caso segue sob acompanhamento do STF e da Polícia Federal.

🔚 Fontes:
uol.com.br
cnnbrasil.com.br
poder360.com.br
terra.com.br
metropoles.com

Este site se compromete com a veracidade da informação e a legalidade do conteúdo publicado. Todas as matérias são redigidas com base em fontes públicas verificadas, com linguagem original, respeitando os direitos autorais e os princípios do jornalismo independente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *